terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vamos falar sobre cabelos..

COSMÉTICOS CAPILARESOS cosméticos capilares mais comuns compreedem os alisantes, as tinturas, os shampoos e os condicionadores.
Alisamento
Pode ser:
  • Físico, que é temporário, realizado com secador ou 'chapinha'.

  • Químico-físico definitivo - escova progressiva, relaxamento, alisamento japonês, escova progressiva sem formol, escova de chocolate. O alisamento com formol não é aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Os alisantes químicos são: hidróxido de sódio, hidróxido de guanidina e tioglicolato de amônio (mais comum).
Cuidados no alisamento:
  • O cabelo não pode ser muito esticado durante o alisamento.

  • Utilizar sempre o mesmo tipo de alisante.

  • Esperar pelo menos 2-4 semanas para tingir o cabelo.

  • Só deve ser feito novamente na raiz do cabelo.

  • Evitar em cabelos muito danificados.
Escova com formol: como o seu odor é forte, é misturado com essências (morango, chocolate etc). O uso é proibido em concentrações superiores a 0,02% (em que funciona como conservante, não promovendo o alisamento), mas a venda do produto nas farmácias é fácil. Alguns salões fazem uma diluição do formol com cremes de cabelo, aplicam o produto, secam com secador e o resultado é o alisamento. O formol é volátil e, sob a temperatura alta, volatiliza mais facilmente, e é inalado pelo cliente e pelo profissional. É uma substância tóxica, causadora de câncer.
Queda dos cabelos após o alisamento:
A causa mais comum é a fratura da haste capilar, quando se deixa muito tempo o produto, ou quando se usa um alisante de um tipo e depois se usa outro, com a fratura ocorrendo no ponto de encontro dos 2 tipos de alisantes. Pode ocorrer também por alergia ao produto, causando inflamação do couro cabeludo e destruição do folículo piloso.
Tinturas
Podem ser:
  • Permanentes: à base de amônia, não são removidas com as lavagens. São mais eficazes para fios grisalhou ou brancos.

  • Semipermanentes: ficam até 8 lavagens, causam dermatites de contato com mais frequência que os outros tipos de tintura.

  • Temporárias: em geral saem após uma ou poucas lavagens.
Descoloração
Removem parcialmente a melanina da haste capilar. Longos períodos de permanência dos produtos de descoloração (1 a 2 horas) podem danificar os fios.
Shampoos e condicionadores:
Servem para limpar o couro cabeludo, preservar a maleabilidade da haste, desembaraçar e diminuir os fios esvoaçantes.
É a carga elétrica equilibrada que define se o cabelo está sedoso, fácil de pentear, ou 'duro'.
Os cabelos quimicamente tratados são mais sensíveis aos produtos utilizados, são mais porosos e têm carga elétrica negativa.
Os shampoos contêm surfactante para realizar a limpeza. Os mais comuns são o lauril sulfato de sódio e lauril sulfato de etanolamina. A porcentagem do surfactante varia de acordo com o objetivo do shampoo. O anti-resíduos tem concentração maior de surfactante; o shampoo para uso diário tem concentração menor; o de tratamento tem baixa concentração de surfactante e mais resíduos ricos em cargas positivas (polímeros).
Polímeros são ricos em cargas positivas. Assim, equilibram a carga elétrica. Estão presentes nos xampus, condicionadores, cremes para pentear, óleos e silicones. Eles se prendem ao fio e não saem facilmente. Após usos sucessivos, os cabelos ficam com aspecto 'pesado', com excesso de resíduos. Daí a importância do uso de shampoo anti-resíduos periodicamente.
Shampoo sem sal
Rigorosamente, não existe shampoo sem sal. O lauril sulfato de sódio, por exemplo, é um sal; o shampoo 'sem sal' é aquele com menos concetração de surfactante. Se há muita carga positiva, o shampoo 'com sal' vai equilibrar a carga. Se o cabelo está danificado e com muita carga negativa, esse shampoo pode agredir mais os cabelos. Shampoos de tratamento, para cabelos danificados ou quimicamente tratados, têm menor concentração de surfactante.
Orientações: Dra. Andrea Miyuki Yoshimura - Dermatologista
Aposente a tinta e assuma os cabelos brancos com estiloEles estão em alta, mas exigem tantos cuidados quanto os cabelos tingidos
Eles sempre foram vistos como inimigo da beleza feminina. Ah, oscabelos brancos! E qual filho já não foi acusado por ser o responsável por cada fio branco na cabeça da mãe?
Prova de preocupação feminina ou atestado cruel da idade, os cabelosgrisalhos sempre foram sinônimo de elegância entre os homens, mas nunca foram bem visto pelas mulheres. Mas isso até pouco tempo atrás.
Muitas mulheres aposentaram as tinturas para assumir de vez o visual cheio de atitude. Quem não se lembra da elegantérrima Miranda, interpretada pela atriz Meryl Streep no filme O Diabo Veste Prada? Aqui no Brasil, Glória Menezes e Cássia Kiss também fizeram seguidoras. "Mas é preciso cuidado na hora de lavar, hidratar e cortar para não deixar o cabelo amarelado ou manchado", explica o Hair Stylist André de Leone.
A seguir, você confere as dicas de cuidados para os fios grisalhos sem ficar com cara de vovó. Quem pode usar? 
O segredo é manutenção. Não é o biótipo da mulher que determina a beleza do visual grisalho, e sim os cuidados que ela tem com os fios para deixá-los homogêneos e bonitos:
"Não importa se a mulher é loira, morena, negra ou ruiva. O grisalho cai bem em todas elas, desde que a cor seja harmônica e os fios brilhosos, senão fica desleixado e envelhece a aparência", explica Leone.  
Passo a passo dos fios brancos
1- Os fios brancos merecem tratamentos especiais para:
a) hidratar: com certeza o tratamento é completamente diferenciado dos fios naturais. Por ser um fio sem melanina, existe um ressecamento maior, portanto é mais difícil de tratar:
"o maior problema dos cabelos brancos é que eles não têm melanina, que dá elasticidade e maciez aos cabelos, e são mais impermeáveis, dificultando a ação de cremes e tratamentos capilares. É preciso tempo e disciplina para conseguir o resultado", afirma o hair stylist.
b) lavagem e higienização: o ideal é usar um xampu para fios grisalhos a cada 15 dias. "este tipo de xampu é feito a base de um composto roxo sem pigmentos de amônia que evita o amarelamento dos fios brancos e puxa a cor para o cinza, brilhoso e com aparência mais saudável", explica Leone.  2- Inove no corte
Neste caso, o cabelo comprido não é o mais indicado. A sugestão do hair stylist é optar pelos curtos ou médios, porém com desconexões e desfiados. "cabelos longos e retos envelhecem a mulher. O ideal para quem tem cabelos grisalhos são os cortes repicados curtos", diz o especialista.
Grisalha de farmácia
Muitas mulheres enfrentam o dilema de apresentarem apenas alguns fios brancos concentrados no mesmo lugar, deixando o visual heterogêneo demais para quem quer assumir os grisalhos. A saída encontrada muitas vezes é recorrer à tintura da farmácia. Mas nem sempre ela é a melhor solução.
André de Leone explica que esta é uma alternativa arriscada e que geralmente não dá bons resultados, deixando o look artificial e os fios manchados: "não tem como obter uma coloração homogênea pintando os cabelos de cinza para ficar grisalho. É preciso muita técnica para se chegar ao tom mais harmônico possível e mesmo assim, não fica perfeito porque os fios brancos vão ficar mais claros do que os de cor natural. Fica artificial", explica Leone. É preciso cuidado na hora de lavar, hidratar e cortar para não deixar o cabelo amarelado ou manchadoColorir ainda é o lema?
Se a ideia é cobrir parte dos fios brancos ou escondê-los por mais um tempo, o ideal é optar tintas de cabelo especiais para cabelos grisalhos.
Além de tratarem os fios, elas impedem o efeito manchado obtido com as tintas convencionais: "as tinturas para cabelos grisalhos são mais práticas, já que exigem menos tempo para colorir e conseguem homogeneizar o tom dos fios sem deixar manchas", diz o hairstylist.  
Mentiras e verdades sobre os cabelos brancos 1-Os fios brancos podem aparecer em qualquer idade?
Verdade! É possível encontrar fios brancos até em crianças, porém, o mais comum é que eles apareçam após os 30 anos. "Existem alguns fatores responsáveis pelo embranquecimento dos fios: ou a razão é genética, daí a presença de fios brancos em crianças, ou é decorrente da diminuição natural e gradativa da capacidade de produzir melanina", explica o dermatologista Ademir Jr.
2- Há algum medicamento que tenha efeito comprovado na recuperação da coloração dos cabelos?
Mentira! Como as causas para o aparecimento dos fios brancos são genéticas ou naturais em função da idade, não há nada que de fato possa reverter a situação. "O que existem são remédios que amenizam este processo de modo a retardar um pouco o processo de embranquecimento, mas mesmo assim eles não são capazes de impedir ou reverter o processo", explica.  
3- Aquela história de que os fios brancos são resultado de preocupações é verdade?
Verdade! O dermatologista Ademir Jr. explica que o estresse causado pelas preocupações pode acelerar e antecipar sim o aparecimento dos fios brancos, mas que deve-se levar em consideração outros fatores: "em geral, o estresse acelera o processo de despigmentação dos fios, mas não dá para ver isso como uma regra porque a ocorrência dos fios grisalhos depende também de fatores genéticos e dos hábitos de vida da pessoa".
4- Para cada fio branco arrancado nascem outros 7 fios brancos?
Mentira! O que acontece é que os fios brancos que são arrancados nascem de novo, mas eles não têm como interferir na pigmentação dos fios ao redor deles: "cada fio de cabelo tem seu próprio conjunto de células que produzem a melanina, por isso não é possível a perda de pigmentação por proximidade", explica Ademir. 
10 dicas para lavar corretamente os cabelosConquiste saúde e brilho invejáveis
Disciplina no lavatório, para atingir os melhores resultados
Iniciemos pelo óbvio, mas nem tanto. A escolha do shampoo. Observe as condições atuais dos seus fios de cabelo (elas mudam). Exemplos:
Tipos de couro cabeludo: oleoso, seco ou normal. Análise dos fios do cabelo: ressecado, pontas duplas, oleoso ou com a queratina aberta. Faça um diagnóstico com o profissional de sua confiança e obtenha a real condição atual de seu cabelo (couro e fios).
Supondo que não seja possível uma consulta ao dermatologista ou ao hair stylist, então, eu indico o uso de um shampoo com potencial de hidrogênio balanceado (ph) ? de 4,5 a 5,5 mais ácido. O PH mais ácido tem a função de retirar teor alcalino do cabelo, deixando-o em estado neutro (natural dos cabelos).
Observe outras características do shampoo:
-Se ele tem aroma muito forte, contém muito álcool;
-Se colorido demais, contém muito corante;
-Se a textura do shampoo é muito espessa, é por conter sal. "Se você tem qualquer tipo de calvice na parte superior da cabeça, não deixe a água do chuveiro bater diretamente no local, pode prejudicar mais a região".O mais indicado a comprar é um xampu que tenha PH entre 4,5 e 5,5, como mencionado acima, transparente e com espessura mais fina e não tão perfumados.
O próximo produto é o condicionador, tão importante quanto o shampoo, observe ao comprá-lo:
-O PH deve ser entre 3,5 a 4,0 (mais ácido, portanto que o shampoo);
- Ser rico em proteína e queratina de modo a que trate os cabelos.
Agora temos os passos para aplicação dos produtos e obtenção do melhor resultado 
1. Comece a lavar seus cabelos, molhando-os.
Obs.: Se você tem qualquer tipo de calvície na parte superior da cabeça, não deixe a água do chuveiro "bater" diretamente no local (pode prejudicar mais a região). Neste caso, molhe primeiro a nuca e deixe escorrer para o restante da cabeça.
2. Dilua o shampoo em uma vasilha, ao invés de colocá-lo diretamente na cabeça. A medida é 100 ml de água para 10 ml de produto.
Obs.: O shampoo concentrado pode trazer danos ao couro cabeludo, como irritação, coceiras, escamações do couro cabeludo.
3Espalhe o produto na cabeça, esfregue suavemente.
4. Enxágue abundantemente os cabelos, para retirar todo o produto, com água morna ou fria.
5. Após o enxágue, tire a umidade dos cabelos com toalha, deixando que ela absorva a água.
6. Aplique o condicionador nos fios dos cabelos sem tocar no couro cabeludo. Deixe uma distância mínima, de dois dedos do couro.
Obs.: Quando passamos condicionador nos cabelos hiper molhados, perdemos produto e não há boa absorção do mesmo.
7. Penteie os cabelos, para fechar as cutículas.
8. Enxágue com água em abundância, retirando todo o produto.
9. Seque com a toalha, fazendo-a absorver a água, evitando esfregá-la muito, para não abrir novamente as cutículas do cabelo.
10. Modele de acordo com sua preferência.
Com esta técnica vocês perceberão a diferença na estética e fortalecimento dos cabelos. Agora vamos falar sobre a pele....Rejuvenescimento depende do equilíbrio entre radicais livres e antioxidantesManter-se livre de estresse ajuda a retardar o envelhecimento da pele e do corpo
"Perder o entusiasmo causa rugas na alma". Começo com esta frase que, para mim, tem muitos significados. Rugas, rítides, pregas, sulcos, flacidez, enfim envelhecer é o que tememos. Mas, envelhecer é um processo natural pelo qual todos nós passamos, a cada dia, a cada hora e a cada minuto. Apesar disso, lutamos incansavelmente contra a natureza, buscando nos manter jovens eternamente. E, o que significa nos "mantermos jovens"?
Para a dermatologia, rejuvenescer é tornar a pele mais bonita, com mais vida, mais viçosa, mais firme, com a textura mais homogênea, sem manchas. Eu acredito que a beleza da pele seja reflexo do equilíbrio interno. Assim, rejuvenescer, para mim, quer dizer reequilibrar-se. A pele é o único órgão que sofre dois processos de envelhecimento, um intrínseco, determinado geneticamente, causado por fatores internos, e outro extrínseco, causado por fatores externos. Destes, os principais são o sol e o tabagismo. Portanto, para adiarmos o processo extrínseco, cuidados, como evitar a fotoexposição e o hábito do tabagismo, ajudam bastante.
Quando falo em equilíbrio interno quero dizer um balanço positivo entre os radicais livres e os antioxidantes. Os radicais livres são moléculas continuamente produzidas pelas nossas células através de processos metabólicos, e que devem ser "neutralizadas" pelos antioxidantes, que, uma vez que "desintoxicam" nosso organismo dos radicais livres, são também chamados de "nutrientes antienvelhecimento".  "Estresse emocional, sobrecarga de atividades, ansiedade, tudo isso pode levar a um estado chamado de estresse orgânico"Esses são exemplificados pelas vitaminas C, E, betacaroteno, licopeno, entre outros, encontrados nas frutas, legumes e verduras. Assim, uma alimentação rica em vegetais é uma das formas de evitar oenvelhecimento precoce, além de nos proteger de inúmeras doenças decorrentes do envelhecimento.
Às vezes, mesmo com uma dieta balanceada, a pele mostra-se ressecada, envelhecida, flácida, os cabelos caem e as unhas ficam frágeis e descamativas. Isto ocorre quando produzimos radicais livres que ultrapassam nossa capacidade de neutralização pelosantioxidantes. É um exemplo clássico de estresse orgânico. Nestes casos, além de uma dieta balanceada, é necessária a utilização de suplementos vitamínicos para tentar compensar a produção exagerada dos radicais livres. Um grande estresse emocional, uma sobrecarga de atividades físicas, uma sobrecarga emocional, a ansiedade, depressão, enfim, tudo isso pode levar a um estado chamado de estresse orgânico. Tudo depende de como lidamos com nossas emoções e com as situações de estresse que somos expostos.
A energia vital, o entusiasmo, a disposição, o pensamento positivo nos levam adiante SEMPRE!
Assim, antes de cuidarmos das nossas rugas precisamos evitar o envelhecimento das nossas almas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário